Hoje foi dia de encher vocês de posts né?
Bom, como prometido, esse é o primeiro de muito posts sobre esse assunto por aqui.
Ainda não tenho muitas informações e ainda estou na busca pra descobrir o máximo de coisas possíveis pra iniciar esse plano tão sonhado. E aí vai a primeira dica: PESQUISAR, PESQUISAR E PESQUISAR!!!
Tenho investido bastante tempo nessas pesquisas, procuro no nosso amado Google mesmo e anotando tudo pra bolar a melhor estratégia.
Pra quem não sabe, a residência nos eua pra quem é estrangeiro é um pouquinho burocrática, sendo bem eufemica, mas nada é impossível quando a gente quer de verdade né?
Lá existem os STEPS, que é como é chamado os processos para iniciar as aplicações, todos feitos pela USMLE. São três STEPS, mas os 2 e o 3 podem ser subdivididos.
Na página oficial vocês encontram tudo bem completo de cada step ( USMLE ), mas resumindo bem, eles acabam seguindo um ordem lógica de acordo com o aprendizado na faculdade, o step 1 é uma prova objetiva com os principais assuntos do ciclo básico (Patologia, Fisiologia...). O step 2 já segue pro ciclo clínico, subdivido em um prova prática e em uma prova subjetiva, nesse step já é avaliado a questão da fluência e em como lidamos com o paciente na real. E o 3 também é uma prova objetiva e nele são avaliados se o profissional realmente tá apto pra praticar a medicina clínica sem supervisão, é esse pode ser feito quando já se está na residência.
Basicamente é isso! Existem no meio do caminho alguns detalhes BEM IMPORTANTES, como a carta de recomendação e toda a parte de estudo voltada pra cada um desses STEPS. Existe ainda a fluência no inglês que dependendo de cada um pode ser um desafio também... mas essas são cenas dos próximos capítulos!
No próximo post, vou falar um pouco dos meus desafios pessoais pra começar essa empreitada!
Continuem na escuta!
Beijinhos, BahG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário