Então me veio à mente a pergunta, que não sei se você já se fez, porque tenho que ter a obrigação de ser produtiva o tempo todo?
De onde veio essa obrigação? Talvez essa nossa vida tão exposta, a vida vista pelos stories, pelas timelines... tudo isso seja indiretamente uma forma de pressão mental nos exigindo a tal da produtividade.
O tempo todo somos bombardeados pela exposição de vidas intensas e cheias de afazeres. Pessoas que não param. Pessoas sempre felizes. Pessoas em forma, sempre firmes na dieta. E se essa é a realidade delas, que bom, que ótimo! É bom se inspirar também! Mas e se nós, meros mortais, que não conseguirmos acompanhar esse ritmo?
A cobrança impera em nossa mente, mesmo que no subconsciente.
Pesquisas de universidades inglesas afirmam que 15 min em uma rede social pode aumentar valores de cortisol (o hormônio do estresse), além de, em alguns casos, diminuir as taxas de serotonina (o hormônio da satisfação e, quando em baixa, responsável por sinais de depressão). Sei que pode parecer bem sensacionalista e exagerado, mas são dados que se aliados as nossas observações diárias das sensações de cobrança interna, nos confirmam que, sim, estamos vulneráveis a essa pressão.
Mas não só as redes sociais, a vida em si, podemos muitas vezes estar nos cobrando e exigindo de nós um ritmo igual ou parecido com o de outra pessoa próxima que muitas vezes (quase sempre) não tem nada a ver com o nosso.
Talvez seja a hora de repensar nossos ritmos de vida, nossas cobranças, repensar essa tal da produtividade. Somos mesmos obrigados a estar 100% do nosso tempo sendo produtivos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário