terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Diário de uma futura médica nos EUA #2 Desafios...

Continuando... 

Acredito que quando pensamos em iniciar uma empreitada tão longa e burocrática pela frente, logo nos vem à mente os desafios que não serão impostos né? 
Pra mim, sem dúvida, existem alguns bem importantes a serem vencidos... 
1- Fluência 
Tenho curso de inglês e me considero com compreensão intermediária no geral. Meu fator positivo é que sempre gostei de inglês, então amo ouvir música, estudar letras e assistir filmes em inglês o máximo possível. Isso permitiu que de certa forma eu não ficasse parada e não enferrujasse tanto na língua. Mas ainda existe a questão pronuncia né? Que só dá pra praticar falando, não tem pra onde correr! Entao pra melhorar essa parte, vou buscar alguns aulas on-line, voltadas só pra prática mesmo! 
Ainda tem o Toelf tbm, que tem que pretendo fazer, mesmo não sendo exigência de todas as universidades americanas, muitas aceitam só a nota no no step 2 pra comprovar a fluência. 
2- Finaceiro
Existe sim a necessidade de dispender uma grana considerável pra executar esse plano, todos os STEPS são pagos e não são baratos (falaremos de valores depois), além da preparação para eles, claro! Livros, cursos, banco de questões... muita coisa pra desembolsar! Mas nada que um bom planejamento financeiro não possa resolver! 
3- O estudo  
Serão necessárias muitas horas de estudo, isso já é um fato, mas quando partimos pra prática já nos dá aquele cansacinho básico de pensar que vem muitas horas aí pela frente, mais dias deixando de lado alguns lazeres pelo objetivo... mas nada diferente sob o sol né? Essa já é a minha rotina básica há 10 anos, então bora lá! 

Esses foram, acredito eu, os meus principais desafios pela frente, meu intuito não é desanimar ninguém, mas acredito que é necessário conhecermos nossos pontos mais fracos pra, a partir deles, buscarmos vencê-los! 
Se quiser força pra algum outro desafio que possa estar te atrapalhando, só dizer, vamos juntos nos dar força e continuar a batalha! 
Próximo post pretendo passar meu cronograma inicial, claro que mudanças podem acontecer no decorrer dos meses, mas bora lá! 
Que tal vocês listarem os seus desafios e as possíveis soluções antes de iniciar o processo? Acho que é um bom primeiro passo pra fazerem o cronograma mais realista possível!!! 

https://drive.google.com/uc?export=view&id=1RVIoQY4K5garWeKgl7wBhRZeOQxcBjKB

Diário de uma futura médica nos EUA #1 Início de tudo...

Hello, people! 

Hoje foi dia de encher vocês de posts né? 
Bom, como prometido, esse é o primeiro de muito posts sobre esse assunto por aqui. 
Ainda não tenho muitas informações e ainda estou na busca pra descobrir o máximo de coisas possíveis pra iniciar esse plano tão sonhado. E aí vai a primeira dica: PESQUISAR, PESQUISAR E PESQUISAR!!! 
Tenho investido bastante tempo nessas pesquisas, procuro no nosso amado Google mesmo e anotando tudo pra bolar a melhor estratégia. 
Pra quem não sabe, a residência nos eua pra quem é estrangeiro é um pouquinho burocrática, sendo bem eufemica, mas nada é impossível quando a gente quer de verdade né? 
Lá existem os STEPS, que é como é chamado os processos para iniciar as aplicações, todos feitos pela USMLE. São três STEPS, mas os 2 e o 3 podem ser subdivididos. 
Na página oficial vocês encontram tudo bem completo de cada step ( USMLE ), mas resumindo bem, eles acabam seguindo um ordem lógica de acordo com o aprendizado na faculdade, o step 1 é uma prova objetiva com os principais assuntos do ciclo básico (Patologia, Fisiologia...). O step 2 já segue pro ciclo clínico, subdivido em um prova prática e em uma prova subjetiva, nesse step já é avaliado a questão da fluência e em como lidamos com o paciente na real. E o 3 também é uma prova objetiva e nele são avaliados se o profissional realmente tá apto pra praticar a medicina clínica sem supervisão, é esse pode ser feito quando já se está na residência. 
Basicamente é isso! Existem no meio do caminho alguns detalhes BEM IMPORTANTES, como a carta de recomendação e toda a parte de estudo voltada pra cada um desses STEPS. Existe ainda a fluência no inglês que dependendo de cada um pode ser um desafio também... mas essas são cenas dos próximos capítulos! 
No próximo post, vou falar um pouco dos meus desafios pessoais pra começar essa empreitada! 
Continuem na escuta! 

https://drive.google.com/uc?export=view&id=1CsYiK1ylEJPuVeO_2lmFVxkVO3UsNPo4

Beijinhos, BahG. 

Enfim, novos caminhos!!! - parte 2

Bom, então decidi que a partir desse ano quero que as coisas sejam diferentes, escrever sempre foi uma paixão e por que não continuar com esse bb que agora merece crescer e expandir seus horizontes? 
Continuando a saga, formei e já comecei a trabalhar, por enquanto estou em PSF tranquilinho,  colocando em prática meus próximos passos profissionais. Então porque não fazermos isso juntos? 
Seria, sem duvida uma forma de estímulo e inspiração pra ajudar outras pessoas que possam estar no mesmo barco que eu. 
O plano é: buscar a tão sonhada residência! 
Meus planos e espero que os de Deus também (porque sem Ele não vou a lugar nenhum) é iniciar os estudos para fazer residência fora do País. 
Por enquanto, estou na fase de pesquisas e decisões, vou criar uma série de postagens só desse assunto, porque aí fica mais fácil pra acompanhar. 
Vamos juntos nessa empreitada? 😃 
Fiquem de olho nos próximos posts, hein?!  
https://drive.google.com/uc?export=view&id=1AYUmhw2Gfp_jsxafwmMeso5-4f_m9lyM

Enfim, novos caminhos!!! - parte 1

Olá, pessoas! 
Volto hoje pra contar pra vocês um pouquinho dos meu último ano de faculdade e sobre esse novo ano que se inicia aqui. 
Pra quem não sabe, sonhava há muito tempo em fazer medicina e contei um pouco em outros posts aqui do blog ( Aqui Sonhos... parte 1. e aqui Sonhos... parte 2. ), infelizmente, pela correria e loucura desses 6 anos que se passaram, eu não tive tanta assiduidade aqui no blog. De vez em quando dava o ar da graça e assim fui levando. 
Meu último ano de facul foi bem complicado... fui pega desprevenida (ou nem tanto assim) pelo Transtorno de Ansiedade e pelo Burn out, senti minhas forças se esvaindo no decorrer desse ano, tantas coisas pra resolver, pensar em formatura, dar conta de tudo que tinha pra cumprir da faculdade... e mesmo sentindo a alegria de estar concluindo o tão desejado sonho, acabei caindo sim na doença da mente... gosto muito de dizer que ela não escolhe, não tem critérios, qualquer um, sem exceção pode ser levado por esse caminho! Mas sair dele é possível! Sair do poço que caímos e deixar de lado toda a lama que nos puxa pra ele, é possível! Aqui estou eu pra contar a história! É assim conclui meu ano de 2019. Foi um bom ano! De muitos aprendizados! Mas continuando, antes que esse post vire um livro... continua na parte 2... 

Beijinhos, BahG 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

O fim de um ciclo...

Há exatamente 04 meses e alguns dias recebi meu tão sonhado diploma... simmm, eu formei e sou oficialmente médica na empresa medicina (rs) 
E é isso, people, não sei o que dizer a respeito no momento, estou feliz, muito feliz... já trabalhando e já buscando novos caminhos, mas, não sei explicar, muita coisa mudou, muita coisa já não faz tanto sentido e assim vou buscando me encontrar... 
Hoje em dia já não se ler muitos blogs né? Não sei se tem alguém ai na escuta, mas quis atualizar nosso canal aqui e dizer que em breve venho com um breve (ou não tão breve) relato sobre como andam as coisas. 

Beijinhos.